Translate

Translate

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pedalando até Grândola

Quarteira-Grândola-Quarteira

2 dias
340 kms.

11 e 12 Maio de 2012


O telemóvel tocou 3ª feira da parte da tarde,era o Carlos  a perguntar-me se queria dar uma volta de bicicleta com ele.Na 6ª feira quero ver se vou a Grândola e voltamos no sábado para Quarteira.
Ficou combinado e na 6ª feira 8,30 h. estávamos a pedalar pela EN 125 até Ferreiras, Messines, EN 264 que passou para IC1"modernisses", Sº Marcos, Santana da Serra, por volta da 1h. da tarde Ourique(na realidade Aldeia de Palheiros), parámos para almoçar, entre 2 ou 3 restaurantes escolhemos o maior, e que parecia ter movimentos de camiões sinal de que normalmente se come bem e mais em conta, no restaurante pastelaria Nefama, pedimos bebidas frescas e almoço. A surpresa foi que da conversa com o pessoal do restaurante nos conhecemos á cerca de 20 anos atrás e morávamos perto uns dos outros, só que  as barrigas e os cabelos brancos estavam a dificultar. Foi um momento muito bom rever amigos de longa data, é assim a vida  feita de encontros e desencontros de partidas e chegadas, mas tínhamos que continuar até Grândola. Foi o que fizemos chegámos por volta das  19 h. ao quartel dos Bombeiros onde nos esperavam , onde tomámos  um reconfortante banho  e nos ofereceram uma cama para passar a noite o que foi muito bom. Agradecer a forma como fomos acolhidos nunca é demais, o nosso muito obrigado a todos os Bombeiros de Grândola.
O dia esteve quente mas com nuvens e pouco sol o que facilitou os andamentos,o vento não ofereceu muita resistência. Percorremos cerca de170 kms.e 7,50 h. a pedalar.

No sábado fizemos o percurso para baixo mas o sol aqueceu bem com céu limpo a queimar bem na parte da tarde, saímos ás 8,30 h. chegámos a Quarteira por volta das 19h., percorremos cerca de170 kms. e 8,20 h. a pedalar. Consumimos cerca de 10 garrafas de 1,5 lt. de água,mais uns sumos,cervejas. galões etc.etc.
Foram 2 dias a pedalar bastante agradáveis percorremos 340 kms. o que mostra que não nos preocupamos com os kilómetros que percorremos mas sim pelo gosto de  pedalar, pelo companheirismo e conversar ( e fomos conversando o tempo todo).
Esta estrada (EN 264 / IC1) embora com algum movimento (evitar custos na auto-estrada), constatamos que podemos pedalar numa faixa sempre larga lateral nos dois sentidos com alguma segurança (claro que temos que ter sempre atenção e respeitar as regras de trânsito), notámos sim cada vez mais a sensibilização dos automobilistas, pelas buzinadelas e pelos braços de fora a saudar-nos, mostra que há espaço/respeito para todos.
Até lá vão pedal ando também e....
Façam o favor de serem felizes.

























1 comentário:

jorge medeiros disse...

Amigo Carlos Bernardo,
Parabéns, grande viagem, sim senhor!
Um abraço a si ao Apolinário.
Jorge Medeiros-Seia