Translate

Translate

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

200 km. Tejo - Sorraia - Tejo

BRM 200 km  Tejo - Sorraia - Tejo 2012
Randonneurs Portugal



6 h 30m da madrugada Vila Franca de Xira não digo a temperatura mas era negativa, lá estavam os elementos da organização para as verificações técnicas, luzes fixas frente e trás, colete reflector que a segurança nas estradas para nós ciclistas tem que ser levada a sério. Depois levantar  a carta para  carimbar em Mora, depois em Montemor, e V.F.Xira., e uma breve explicação antes da partida. As regras são simples 200 kms., tempo máximo 13,30 h. Os brevets são internacionais e realizam-se em todo o mundo, nestes eventos mais importante do que o tempo que se demora a concluir, é conseguir chegar ao fim e a entreajuda é comum.
Às 8 h 00m  partida para todos os 34 randonneurs presentes rumo á ponte em direcção a recta do cabo, estava nevoeiro e temperatura rondava -1º negativos, Porto Alto e virar no Infantado em direcção a Mora. O sol dava mostras de ficar durante o dia a ver o pessoal pedalar. Depressa  se fizeram grupos com mais ou menos elementos, eu aos poucos fui pedalando sozinho no meu andamento.
Uma coisa que por experiência eu aprendi à muito, e é uma regra importantíssima, ninguém pense em pedalar longas distâncias sem se ter alimentado antes de partir, e transportar consigo alguns alimentos e água suficiente  até conseguir abastecer novamente. Sabendo esta regra de ouro iniciei a minha aventura sem pequeno almoço, levando como suplemento umas bolachas e 1,5 lt. de água. Sabia pelos mais experientes que paravam na localidade de Azervadinha, onde era possível tomar o pequeno almoço, e onde se fazia uma passagem terrível  por um troço de  estrada empedrada.  Só que quando dei por mim já tinha passado a localidade e acabei por não me aperceber de qualquer café, portanto tive que ir recorrendo ás bolachinhas e á agua.
Era cerca do meio dia quando cheguei a 2º controle em Mora, já com cerca de 80 kms. e 6 h. depois de me  ter levantado.
Em Mora aproveitei para retemperar forças alimentei o corpinho que estava exausto, pois foi penoso e pouco saudável o que fiz, O andamento foi bastante baixo sabia que não podia exagerar, e foi preciso calma para tentar chegar neste caso ao controle 2, pedalar no Alentejo não é o mesmo que andar pelo litoral do país onde há sitios para comer em todo o lado.
Parti em direcção a Montemor e o andamento melhorou bastante, estava agora a pedalar por prazer , depressa cheguei ao controle 3 em Montemor, comi uma sopinha  um pastel de nata uma cola e sai em direcção a V.F.Xira,  passando por Vendas Novas  parar para comer uma bifana e beber uma imperial seguir para Pegões, virar para a N10 em direcção de  V.F.Xira para terminar os 200 Kms.  e qualquer coisa.
A recta  do cabo foi feita já de noite com as luzes ligadas e já com bastante frio, atravessar a ponte e fazer uma subida de loucos dentro da cidade depois de tudo o que tinha passado e terminar por volta das 19 h, entregar  e assinar o cartão com os carimbos.
Estava feito o meu 1º Brevet.


Se ficaram curiosos vejam o site http://www.randonneursportugal.pt/
Algumas fotos aqui publicadas estão em http://www.randonneursportugal.pt/media/

Entretanto façam o favor de serem felizes.